Colocar o roteador no alto realmente melhora o sinal do wi-fi?

Se o wi-fi da sua casa está ruim, isso pode ter relação com a altura que você deixou seu roteador. Não são só as paredes de casa que interferem na distribuição do sinal. O posicionamento vertical dele também importa, porque se o aparelho estiver no chão, seus outros dispositivos terão mais dificuldade em conectar à internet. O ideal é colocar o roteador em um lugar alto – até no teto, se possível.

Existe uma justificativa física para isso:
O roteador tem que ficar na parte de cima, porque ele funciona com ondas de rádio. Se ele ficar embaixo, as ondas de rádio que ele fornece terão dificuldades em se propagar para cima, e a intensidade do sinal será prejudicada.

Agora, além de uma altura elevada, o posicionamento do aparelho deve ser o mais central possível, para distribuir o sinal de uma maneira equilibrada para todo o recinto. Os moradores de prédios ainda devem se preocupar com outras interferências que podem derrubar a velocidade da internet –e nem sempre estão dentro do apartamento. Uma delas é o canal de comunicação do roteador.
A sugestão é acionar, nas configurações do aparelho, a escolha automática de canal, pois assim o dispositivo buscará um que seja pouco usado.

Também é recomendável deixar o roteador longe de equipamentos que geram alguma frequência e fora de locais que esquentem muito. Não é comum, mas vai que o seu roteador está do lado do fogão ou perto de um aquecedor? Melhor mudar de lugar, caso contrário ele fica mais sujeito a travamentos.
Se você quiser entrar mais para o lado técnico, existem maneiras de tornar seu wi-fi mais eficiente. Uma é diminuir a amplitude do sinal do roteador, o que fará com que a sua rede tenha que interagir com um número menor de dispositivos, especialmente se você morar em um apartamento.
Aliás, para garantir que seu roteador não vire fornecedor de sinal para toda vizinhança, trocas regulares de senhas são bem-vindas. E por que não reiniciar o roteador de vez em quando? Isso evita que ele trave, ou pode fazer com que ele destrave –não é só balela do suporte técnico da sua operadora de internet.

FONTE: UOL

suporte@tcftelecom.com.br

Suporte: 34 9 8831 9390

Segunda a sexta das 8h as 22h

Sábado, domingo e feriados | 8h as 18h

Image

Rua Rui Mesquita,277

Parque das Américas

Cep 38045-200 

Uberaba-MG

Image

Esta com alguma dúvida
fale com um atendente online!

Atendimento Online
Close and go back to page